18194831_1688704341431338_7890087863088204901_n

O conceito de sustentabilidade está tão em alta que já conta com um festival totalmente voltado para o tema: a Virada Sustentável , que reúne organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. Baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU e com edições anteriores em São Paulo, Manaus, Valinhos e Porto Alegre, nos próximos dias 09 a 11 de junho a Virada aterrissa no Rio de Janeiro com programação variada, incluindo palestras, exposições, workshops, bate-papos, feiras, oficinas e muito mais.

Se você curte moda e vestuário, mas procura consumir de forma sustentável, minimizando os impactos negativos do seu consumo no ambiente e na sociedade, selecionamos aqui 7 dicas pra curtir a virada, refletir sobre o consumo e a indústria da moda e renovar seu guarda-roupa com consciência e responsabilidade!

1 – Bazar no Território Inventivo

O Território Inventivo, espaço colaborativo no centro do Rio, abrigará diversas atividades da Virada Sustentável Rio, dentre elas o Bazar Sustentável e Troca-troca.
Armário Coletivo, Bazarkiana e outros estarão nessa feira / bazar / troca – troca, com a sustentabilidade sendo gerada pelo escambo, baixo custo e reaproveitamento. Quer conferir a programação completa da Virada neste espaço? Clica aqui!

Dias: 09, 10 e 11/06 de 10 às 18 h

Local: Território Inventivo – Rua Benedito Hipólito, 1 – Praça XI

2 – Circuito Moda Carioca

O Circuito Moda Carioca tem o propósito de fomentar e fortalecer a indústria do setor do vestuário de forma sustentável. Para tanto, estimula o consumo e produção responsável de uma moda com qualidade, design e produzida por micro, pequenas e médias empresas do Estado do Rio. Além da oportunidade de comprar direto dos produtores e designers peças de moda feminina, masculina, íntima, praia, fitness, infantil, acessórios e bijuterias, o Circuito também contará  com mesas-redondas reunindo alunos, criadores, fornecedores, empreendedores e gestores. O evento rola no galpão da MALHA, que também tem uma programação dentro da Virada Sustentável Rio, que você confere clicando aqui.

Dias: 09, 10 e 11/06 de 12 às 20 h

Local: MALHA – Rua General Bruce, 274 – São Cristóvão

3 – Desfile Eco Moda

O Eco Moda é um curso oferecido gratuitamente pelo projeto De Olho No Lixo, na Rocinha, que transforma lixo em arte e renda, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados, banners e outros materiais. O curso busca soluções para agregar às roupas um conceito ecologicamente sustentável. É um trabalho de atuação em comunidades que, ao mesmo tempo, dá perspectiva de emprego e renda aos moradores, aliado ao reaproveitamento dos resíduos sólidos. O Eco Moda realizará um desfile de moda sustentável com acessórios e roupas produzidas por alunos.

Dia: 09/06, às 10 h

Local: Favela Hub – Morro do Cantagalo – Mezanino – Rua Alberto de Campos, 12

4 – Feira Favela Hub

O Favela Hub é um pólo de inovação social no complexo de favelas Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. O hub fomenta o ambiente criativo e o empreendedorismo de comunidade, influencia políticas públicas e capacita jovens locais para uma atuação produtiva na economia e na sociedade. Durante a Virada Sustentável rola por lá uma feira aberta com exposição e venda de produtos de empreendedores locais como artesanato, arte, roupa, bijuteria e comida. Além disso, possuirá um espaço de arrecadação de roupas e brinquedos. Tem outras atividades da Virada Sustentável Rio no Favela Hub, clica aqui pra saber mais!

Dias: 10 e 11/06, de 10 às 17 h

Local: Favela Hub – Morro do Cantagalo – Mezanino – Rua Alberto de Campos, 12

5 – Feira Colméia de Mulheres

A Rede Colméia de Mulheres é um ecossistema de empreendimentos femininos que se propõe empreender em rede, de forma colaborativa e solidária. A Colméia é um espaço para o exercício da colaboração e da gestão coletiva. Há cerca de um ano realiza uma feira mensal colaborativa, com um olhar sustentável, em praça pública. Na Virada Sustentável, a feira ocupará a Praça Mauá, priorizando a questão de gênero com foco central em sustentabilidade e diversidade. Aqui você tem mais detalhes das marcas e iniciativas que estarão por lá mostrando seu trabalho. No mesmo local rola uma intensa programação nos três dias da virada, dá uma olhada aqui!

Dias: 10 e 11/06, das 10 às 17 h

Local: Praça Mauá

6 – Feira Independente de Qualquer Coisa

A Feira Independente de Qualquer Coisa é uma ocupação multicultural voltada a artistas da área das zonas norte e oeste. Focando-se sobretudo na música, circo e poesia, o evento já se consolidou como parte do calendário cultural do bairro da Tijuca e da cidade do Rio. Trata-se de um projeto totalmente auto sustentável tendo como fonte de custeio a doação voluntária de comerciantes do entorno e uma feira direcionada a micro produtores de economia criativa e da gastronomia locais. A feira é realizada por um coletivo que busca a ressignificação do espaço público tornando-o novamente -de fato- PÚBLICO e defende a utilização de praças e ruas em prol da cultura e da economia local. Aqui você fica por dentro da programação desta sétima edição.

Dia: 11/06, das 12 às 22 h

Local: Praça Saens Peña, Tijuca

7 – Feira de Trocas da Pracinha

A Feira de Trocas da Pracinha estará na Ecotenda do Parque de Madureira na programação da Virada Sustentável Rio 2017. Além das trocas de roupas e acessórios, a feira também conta com oficinas de reaproveitamento de materiais, sementeiras, aproveitamento total dos alimentos e outros assuntos afins. Ela é realizada pelo Novo Oeste, um coletivo de artistas e profissionais da comunicação de Jacarepaguá, que tem por objetivo incentivar a produção cultural e artística da região, além de viabilizar serviços de comunicação a pequenos e microempreendedores.

Dia: 11/06, de 14 às 14:40 h

Local: Parque Madureira | Ecotenda – Rua Parque Madureira, s/n

Gostou das dicas? Quer mais dicas sobre consumo consciente e sustentável? Então dá uma olhada nesta lista aqui!

Deixe seu comentário abaixo, e se você gosta de consumir moda de forma responsável e ainda economizar, não deixe de seguir o Brechó Relicário no Facebook e no Instagram!